RIESLING

0

Casta branca de origem alemã e de uma versatilidade incrível. A Riesling é capaz de produzir espumantes, vinhos secos, semi-secos, com bastante acidez, vinhos de sobremesa estonteantes e além disso, pode durar anos e anos.

1024px-riesling_grapes_leaves

É uma variedade que se adapta excepcionalmente bem a climas frios, tendo em vista seu tronco ser bem duro, protegendo a planta no inverno. Tem cachos pequenos e compactos, o que a torna suscetível às podridões, tanto a nobre como a cinzenta, essa última absolutamente indesejável ao produtor.

Ao contrário da Sauvignos Blanc, que apresenta aromas herbáceos e vegetais, a Riesling traz frutas cítricas e outras como maçã verde e uva, como também aromas de flores no nariz. Em climas moderados pode trazer frutas de caroço, como pêssegos. Ao ter nas mãos uma taça de vinho branco e, levando-a ao nariz perceber aromas de gasolina ou querosene, pode ter certeza, trata-se de um Riesling!

As melhores regiões para a casta, que produzem vinhos de muita qualidade, são a Alsácia (França), Rheingau, Mosel, Rheinhessesn e Pfalz (Alemanha), Alto Ádige (Itália) e algumas regiões da Nova Zelândia e alguns locais de altitude da Austrália.

 

 

 

Share.