
www.starwoodhotels.com
No início desse mês participei de um super jantar no Restaurante Reserva, que fica no Hotel Sheraton, na praia do Paiva. Foi um encontro de muita conversa e planos sobre a nova confraria de vinhos dos alunos da ISG – International Sommelier Guild – em Recife.
Saímos de Boa Viagem com destino ao Paiva, chegando ao Sheraton por volta das 19:30h. O hotel é belíssimo e o restaurante é luxuoso, bem aconchegante, daqueles com meia luz, o que definitivamente não é legal para a análise visual do vinho, mas enfim, fomos mesmo para nos divertir, comer, beber e jogar conversa fora.

www.starwoodhotels.com
O menu era de 5 courses, ou 5 pratos (kkkk), e tínhamos opções para escolher dentre as entradas quentes, o prato principal e a sobremesa. Eu estou tentando fazer uma dietazinha, mas ta difícil demais com tantos encontros enogastronômicos, sem falar no final de semana, que me acaba. Mas vamos lá!
Iniciamos brindando com um espumante rose da Rio Sol, feito pelo método Charmat com a casta Syrah. Bem fresquinho.
Passamos para um Riesling alsaciano Leon Beyer, da safra 2013, um clássico com muita tipicidade aromática, mineral e floral, com maçã fresca e pêssegos.
Para a primeira entrada, optei por um ceviche (camarão, salmão, ostra, batata doce e abacate), estávamos tomando o Sauvignon Blanc. Como sou fã da combinação caviche + sauvignon blanc, amei!
No momento que serviam a entrada quente, estávamos degustando um Borgonha Savigny-les-Beaune de Christophe Buisson, safra 2012, então escolhi um linguini com lula, mexilhão e creme de leite ao sauvignon blanc para harmonizar. Até que deu certo.
Para o prato principal fui de costela de cordeiro com azeite, alho e limão, batata nova, cogumelos, abobrinha e mandioca. Eu consegui acompanhar esse prato com três vinhos: o Monte Sasso Sangiovese 2012, o Papa Figos 2014, da região do Douro e o Tignanello 2012, um supertoscano que todo mundo devia conhecer. Acredito que a melhor harmonização foi feita com o italiano Monte Sasso Sangiovese, da região da Emilia-Romagna, com notas de frutas vermelhas, um toque floral e picante.
Ao final, para a sobremesa,abacaxi no forno com cachaça velha, pimenta dedo de moça, bolacha de gergelim e sorvete de delícia trufada. Foi tiro e queda com um Château Suau 2008, da região de Barsac, Bordeaux, que pode utilizar a denominação Sauternes.
E para encerrar a noite com categoria, um Porto Sandeman Porto LBV 1989 levado pelo confrade João, enólogo da Rio Sol.
Vinhos:
Rio Sol Rose Espumante Syrah
Léon Beyer Riesling 2013 – Alsace
Sauvignon Blanc Casa Lapostolle Grand Selection 2014
Savigny-les-Beaune Christophe Buisson 2012
Monte Sasso Sangiovese 2012
Papa Figos 2014 Douro
Tignanello 2012
Château Suau 2008 Sauternes
Sandeman Porto LBV 1989
Pratos (minhas escolhas):
Carpaccios
Linguini com lula, mexilhão, crème e sauvignon blanc
Costela de cordeiro com alho e limão, acompanhada de purê de batatas, cogumelos, abobrinha e mandioca
Abacaxi no forno com cachaça velha, pimenta dedo de moça, bolacha de gergelim e sorvete de delícia trufada.
FOTOS DO RESTAURANTE:
Área Interna:
Adega:

www.starwoodhotels.com